quinta-feira, 4 de junho de 2009

Friederich Engels e Karl Marx, Diogo Correia, 11ºC

Friederich Engels
Nasceu em 28 de Novembro de 1820 e morreu em 5 de Agosto de 1895. Era mais velho de nove filhos de um rico industrial de Bremen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. Foi um economista e teórico, ligado á esquerda hegeliana, (onde conheceu Marx) estes que fundaram o chamado socialismo científico ou marxismo.
Este junto com Marx publicou o Manifesto Comunista (1848). De entre as suas obras, salienta-se A Origem da Família, da Propriedade Privada do Estado. Foi dos mentores mais influentes do socialismo internacional.
Karl Marx
Filósofo, economista e líder revolucionário. Karl Marx nasceu a 5 de Maio de 1818 em Trier, na Prússia, sendo filho do advogado Heinrich Marx e da holandesa Henriette Presburg. Os seus pais descendiam de uma longa linha de rabis. Apesar de ter sido educado numa escola luterana, Karl Marx haveria de rejeitar, mais tarde, a religião, tornando-se ateu e materialista. O aforismo “ A religião é o ópio do povo” é de sua autoria, tendo-se tornado um dos ícones do comunismo.
Para Marx, tudo não passava de um contínuo processo dialéctico, onde cada estádio do produto da tese (período pré - capitalista), antítese (exploração do trabalhador) e síntese (comunismo).
Fumador e bebedor inveterado, amante em excesso de boa cozinha, Marx adoeceu gravemente. Nos últimos 12 anos da sua vida, foi incapaz de produzir qualquer trabalho intelectual. Morreu na sua cadeira de baloiço a 14 de Março de 1883.Tinha 64 anos. Foi sepultado em Londres.

Sem comentários: